FEMUARTE 2009

A cidade de Garanhuns ainda está de ressaca após a 5ª maravilhosa edição do FEMUARTE – Festival de Musica do Agreste... Aliás, do País. Com os objetivos claros de desenvolver o turismo, incentivar a pluralidade rica e vasta da musica ao mesmo tempo revelar valores na criação musical, composição e na arte de interpretação, uma grande equipe, liderada por Raimundo Batista, conseguiu dar uma aula de como bem receber e ofertar, generosamente, polimento, equilíbrio e sensatez, mesmo quando as lágrimas não puderam ser sufocadas diante das adversidades que surgiram principalmente no derradeiro dia.
Viver cerca de 32 horas, nos bastidores de um grande festival é muito rico para quem, como eu, se propuser a enfrentar um leque de sentimentos como espera, euforia, nervosismo, aflição, decepção para os vencidos, realização dos vencedores, tudo em um ambiente cercado por música, confraternização, força e amizade. A classe artística, naquele momento, se despiu de competição para se vestiu de talento, apenas.
Observamos algumas falhas aconteceram como em todo grande evento. Mas, nenhum deles que não se possa corrigir. Observamos cenas ilárias, e contornadas, com a maior discrição pela equipe que faz a Elite Segurança. Em muitos momentos, nos revoltamos com a atuação de alguns produtores que por não saberem se posicionar perante as falhas que surgiram, causaram rusgas e reprovação popular, ao incitar brigas, agir com violência e falta de maturidade. Esses mesmos profissionais deixaram de atender, também, alguns profissionais da imprensa escrita, dando vez apenas aos profissionais de rádio e TV, e aos convidados que usavam uma pulseirinha branca, em sua maioria crianças que ali estavam para tirar fotos com seus ídolos, ainda justificando sua atitude com um simples “Porque não me mandaram e-mail antes solicitando acesso aos artistas e as fotos para trabalho?” O fato aconteceu nos dias de show da banda Paralamas do Sucesso e, principalmente, Titãs que foi um absurdo total, não passando despercebido pelos músicos, convidados e demais que ali circulavam e chagavam a rir do crachá que usávamos com a famosa frase:” Esse crachá mais 3 reais você bebe uma cerveja em qualquer barraca”...
Seguindo a nossa observação, notamos que a imprensa local não estava representada em sua totalidade e igualmente, os integrantes do executivo municipal. Ok,. Estavamm representados pelo vice-prefeito Dr. Almyr Penaforte que certamente, com todo seu bom senso, deve ter passado o sucesso que foi.
O ouro da casa nunca reluziu tanto deixando sobrar talento, harmonia e sabedoria ora acompanhando os finalistas, ora mostrando a sua própria arte.
Políticos da grande constelação pernambucana foram representados pelos amados Armando Monteiro e Humberto Costa, Dr. Almir Penaforte, Profº Severino Sabino, além do próprio idealizador do evento, Izáias Régis, responsável direto, criador e desbravador do FEMUARTE, um homem que “não voa com os pés no chão!” (essa frase, senhores, é da Clarice Lispector, não minha) retribuindo, com muita sapiciencia, todas as vitórias que esta cidade lhe deu e o conduziu pelos caminhos da política fezendo-o um dos mais influentes políticos do estado e vice presidente da Alepe.
Observamos o povo, grande vencedor de todas as noites, nos camarotes repletos de pessoas lindas e decoração com requinte, um impecável receptivo e vibração. Em baixo, a muito animada multidão que lotava a praça contribuindo com sua presença para deixar mais iluminado o cenário de luzes e cor.
Entre vencidos e vencedores, ao final, a cidade de Garanhuns, que recebeu gente de várias partes do país, foi coroada com uma garoa intensa e fria relembrando que pode não ser mais a cidade das flores, mas é, e continuará sendo, a cidade onde o nordeste garoa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário